quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Afinal não somos assim tão diferentes

Na última PRWeek (que prazer dá ler uma revista inteiramente dedicada ao mundo das Relações Púbicas) foi publicado um artigo sobre a relação entre agências de comunicação e os seus clientes. Na génese do texto está um estudo desenvolvido pela publicação, em conjunto com a empresa Mischief, sobre o que pensam 100 empresas/clientes do Reino Unido das suas agências. Destacam-se algumas conclusões para reflexão:

- 70% das empresas consideram que falta mais transparência nos fees e orçamentos apresentados pelas agências

- 75% consideram que as agências desconhecem o funcionamento dos sectores de negócio onde os clientes estão inseridos

- 23% consideram que não têm o retorno esperado quando contratam os serviços de uma agência

Por outro lado, os responsáveis das agências contactadas referem como problemas mais comuns:

- Algum desconhecimento por parte dos clientes no que diz respeito ao trabalho de assessoria (ex. citado: “Porque é que os jornais não utilizaram o título que estava no Press Release?)

- A complexidade do processo de gestão das expectativas, muito por culpa de uma visão, da parte do cliente, direccionada para o seu produto e serviço e pouco abrangente

- O facto de serem os últimos a terem acesso a informação de relevo que poderá ajudar a gerir processos de crise

- A implementação de campanhas com objectivos distorcidos que produzem muito ruído comunicacional mas com poucas consequências a nível comercial


Enfim, interessantes conclusões para reflexão, no Reino Unido e aqui em Portugal.

2 comentários:

Anónimo disse...

também li. importante para saber, que embora os estágios dos mercados sejam diferentes, muitas das dificuldades são idênticas.

Unknown disse...

É um texto bastante interessante e um desafio para que as agências de comunicação portuguesas consigam alterar esses dados. AG