quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Na luta contra a obesidade

Li recentemente que a Galp Energia acaba de assinar um protocolo com Ministério da Saúde para execução da Plataforma Nacional contra a Obesidade, uma iniciativa de interesse público, direccionada a toda a população portuguesa.

Este acordo foi assinado pelo Ministro da Saúde, António Correia de Campos, e pelo presidente do Conselho de Administração da Galp Energia, Francisco Murteira Nabo.
A Plataforma Nacional contra a Obesidade visa o reforço da actual intervenção do Estado na área da Saúde, nesta área específica. Neste contexto, a Galp Energia disponibilizará as suas áreas de serviço e postos de abastecimento para a colocação de outdoors e mensagens na facturação emitida por sociedades que pertencem ao mundo Galp. Parece-me bem.

Passo a descrever uma loja da gasolineira à qual recorro usualmente (Av. de Pádua em Lisboa): logo ao entrar, dou de caras com todo o tipo de bombons, chocolates e afins. Enquanto me encaminho para o balcão encontro no meu lado esquerdo prateleiras repletas de Mars, Kinders Surpresa, coloridas gomas, M&Ms, chupa-chupas, KitKats, entre outros. Ao meu lado direito, as prateleiras apresentam pacotes de Cheetos e batatas fritas de vários sabores, feitios e tamanhos. No balcão central, displays das pastilhas elásticas com açúcar, sem açúcar, canela, menta, baunilha e maçã adornam o local. Trata-se de um bombardeamento visual calórico que resisto sem sacrifício. Duvido é que uma criança que vá acompanhar o respectivo pai faça o mesmo e não saia dali sem uma boa dose de calorias no sangue.

Acredito que a obesidade não é uma situação que seja apenas resolvido com outdoors ou slogans minimamente inspirados. Trata-se de um sério problema nacional (que afecta mais de 50 por cento da população total portuguesa e 24 por cento das crianças em idade escolar) e mundial que merece medidas de fundo que contribuam para reais mudanças de hábitos.

Não contesto o valor meritório da campanha “Energia positiva contra a obesidade” mas, como está neste momento definida, sabe realmente a pouco…

Sem comentários: